Ouça a Rádiorádio e noticia A Rádio no Celularrádio e noticia

PUBLICADO EM 25-04-2014 10:09

BVRio e Grupo Boticário fazem primeira operação de Créditos de Logística Reversa

Empresa de cosméticos reafirma seu pioneirismo em sustentabilidade com compra inédita na bolsa de valores ambientais BVTrade, garantindo os primeiros pagamentos pelo serviço prestado por cooperativas de catadores

A BVRio e o Grupo Boticário celebram, nesta sexta-feira (25), as primeiras negociações de Créditos de Logística Reversa de Embalagens, por meio da BVTrade, plataforma eletrônica da bolsa de valores ambientais BVRio. A atuação do Grupo Boticário neste mercado será continuada a partir destas primeiras operações, e o volume de créditos adquiridos pelo Grupo deve chegar a 1200 toneladas ao longo dos próximos dois meses. O sistema da BVRio permite que empresas de todo o país possam contribuir de forma efetiva para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), ao mesmo tempo em que promovem a inclusão dos catadores no processo, que passam a receber o pagamento pelos serviços prestados ao meio ambiente e para toda a sociedade. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, já confirmou presença no evento.

Para o presidente-executivo da BVRio, Pedro Moura Costa, o valor adicional gerado pela venda de créditos cria um incentivo para que uma gama maior de resíduos seja coletada e reciclada no país. “O sistema é uma forma eficiente e transparente de implementar a logística reversa, além de contribuir de forma não assistencialista ao desenvolvimento das cooperativas de catadores”, diz Moura Costa.

De acordo com o presidente do Grupo Boticário, Artur Grynbaum, com a negociação, a empresa reforça o seu pioneirismo. “Estamos alavancando o mercado de Créditos de Logística Reversa no país. Esta ação está conectada ao nosso plano estratégico de longo prazo em sustentabilidade. Nosso objetivo é contribuir, de forma efetiva, com o desenvolvimento da sociedade e a proteção do meio ambiente. E acreditamos que uma das etapas importantes para a redução do impacto ambiental é a destinação correta de embalagens pós-consumo”, afirma Grynbaum.

A Bolsa Verde do Rio de Janeiro foi criada em 2012 para operar mercados de ativos ambientais como meio de promover a economia verde no país. A instituição desenvolveu, em parceria com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, o sistema de créditos de resíduos sólidos para facilitar operações entre cooperativas de catadores e o setor empresarial. A bolsa é um dos mecanismos que podem ser utilizados para que as empresas cumpram a PNRS, que determina que as organizações implementem a logística reversa de embalagens pós-consumo, num processo que envolva catadores e promova a sua emancipação econômica. Com a venda de Créditos de Logística Reversa, cooperativas de catadores são remuneradas pelos serviços ambientais prestados à sociedade. A BVRio também desenvolveu e opera um mercado de Créditos de Destinação Adequada de Pneus Inservíveis, assim como mercados florestais para cumprimento do novo Código Florestal Brasileiro.

A negociação com a BVRio se soma às outras ações do Grupo Boticário em Logística Reversa. Mesmo antes da aprovação da PNRS, a empresa já disponibilizava pontos de coleta das embalagens nas lojas da unidade O Boticário, para a destinação adequada dos resíduos. Até o fim deste ano, todas as outras unidades do Grupo (Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box), lançadas mais recentemente, contarão igualmente com os pontos de coletas de embalagem. Desde 2004 o Grupo Boticário também apoia o programa da Associação Brasileira de Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) “Dê a Mão para o Futuro”, de capacitação e fomento financeiro para associações e cooperativas de catadores.

Após a iniciativa do Boticário, outras empresas já demonstraram interesse em participar. Ontem a empresa Piraquê, fabricante de biscoitos, iniciou compras de Créditos de Logística Reversa, e as associações ANIB (de fabricantes de biscoitos), ABIMA (de massas, pães e bolos) e a empresa Marfrig, todas se manifestaram positivamente quanto à esse sistema.

Planeta Agora/Sandro Araújo
Com informações da assessoria do Grupo Boticário


Ultimos Acontecimentos

Responsabilidade social para o Einstein

NASA convoca selfie global pelo Dia da Terra

Sustentabilidade para o Planeta – A Ação da Sociedade

Prefeitura homenageia Gilberto Gil e Durval Lelys por ações ambientais

Coleta de resíduos no Carnaval já ultrapassa 600 toneladas

TV PLANETA

Copyright © 2014 Planeta Agora
Todos os direitos reservados