Ouça a Rádiorádio e noticia A Rádio no Celularrádio e noticia

PUBLICADO EM 04-03-2014 12:10

Prefeitura homenageia Gilberto Gil e Durval Lelys por ações ambientais

Duas referências do Carnaval de Salvador, os cantores e compositores Gilberto Gil e Durval Lelys foram homenageados na noite desta segunda-feira (3)

Duas referências do Carnaval de Salvador, os cantores e compositores Gilberto Gil e Durval Lelys foram homenageados na noite desta segunda-feira (3) pela dedicação às questões ambientais. O ex-ministro (Cultura) e o vocalista do Asa de Águia receberam uma placa da Secretaria Cidade Sustentável (Secis) no Camarote Expresso 2222, comandado por Gil.

De acordo com o secretário Ivanilson Gomes, além de ser militante ambiental, Gilberto Gil foi o primeiro artista a falar der sustentabilidade na folia de Salvador e Durval Lelys sempre apoiou o tema em entrevistas e ações. “Portanto, a homenagem aos dois artistas é mais do que justa”, afirmou Gomes.

Ao receber a placa, Gilberto Gil disse que a campanha desenvolvida pela Prefeitura de Salvador serve de estímulo às empresas e outros blocos. “A campanha Carnaval Sustentável é muito agregadora e acho que todos os artistas precisam assumir o compromisso. Vamos trazer o conceito de sustentabilidade com mais alegria”, afirmou o artista.

Padrinho da campanha, Durval Lelys ressaltou que a homenagem o estimula a prosseguir na campanha. “Precisamos ser cidadãos inteligentes e melhorar as condições de vida para todos. Qualquer coisa que fizermos neste sentido vai ajudar o planeta.”

Ivanilson Gomes disse que o Camarote Expresso 2222 é uma referência de sustentabilidade. “Eles (os responsáveis pelo espaço) utilizam materiais renováveis, reciclados ou recicláveis há muitos anos. Contudo, neste Carnaval, os recursos foram utilizados ainda de forma mais eficiente. Os pratos, talheres e copos, por exemplo, são biodegradáveis e compostáveis, fabricados a partir do amido de milho e fécula de mandioca.”

Observatório - Além das ações feitas pelos parceiros da campanha, a Secis criou o portal Observatório da Sustentabilidade, uma espécie de medidor de todas as ações que estão sendo aplicadas durante a festa. Após a festa, a Secis fará um relatório de todas as ações para ser entregue ao prefeito ACM Neto. O relatório servirá para identificar os pontos críticos e mostrar como poderão ser solucionados os problemas identificados. “A ideia é gerar resultados positivos para a cidade quando o Carnaval passar”, ressaltou o secretário.

Bosque Urbano - Outra novidade do Carnaval foi a criação do Bosque Urbano, um lugar reservado para a plantação de mudas depois da folia. A intenção é reduzir os impactos dos gases emitidos durante os sete dias da festa. Segundo Ivanilson Gomes, duas áreas serão escolhidas para o plantio das mudas: uma no centro da cidade e outra na periferia.

Planeta Agora/Agecom
Sara/Telma


Ultimos Acontecimentos

Responsabilidade social para o Einstein

BVRio e Grupo Boticário fazem primeira operação de Créditos de Logística Reversa

NASA convoca selfie global pelo Dia da Terra

Sustentabilidade para o Planeta – A Ação da Sociedade

Coleta de resíduos no Carnaval já ultrapassa 600 toneladas

TV PLANETA

Copyright © 2014 Planeta Agora
Todos os direitos reservados